pdfCOM_OCS_18MAI15.pdf

NOTA À IMPRENSA

Polícia Marítima integra exposições da Marinha

Foi com elevada deceção que a Associação Socioprofissional da Polícia Marítima (ASPPM) constatou, no dia de ontem, o empenhamento de efetivos e meios da Polícia Marítima nas exposições de atividades da Marinha na Avenida Ribeira das Naus.

De acordo com o programa das comemorações do Dia da Marinha 2015, os eventos de cariz militar, cultural e desportivo e a exposição dos meios da Marinha na Ribeira das Naus irão decorrer entre os dias 16 e 23 de Maio.

Com o maior respeito que a Marinha merece, a ASPPM repudia a instrumentalização da imagem da Polícia Marítima, como sucedeu no passado dia 07 de Maio, no salão de exposições da Feira Internacional de Lisboa, no âmbito do evento SEGUREX.

A ASPPM lamenta a participação de profissionais da Polícia Marítima nos eventos promocionais de uma entidade que lhes é alheia e entende que a inserção de profissionais de polícia nas exposições temáticas da Marinha, em nada dignifica a identidade da instituição Policial, da Força de Segurança e Polícia Criminal a que pertencem.

Nesse aspeto, a referida exposição foge marcadamente aos objetivos das comemorações do Dia da Marinha, ultrapassando os preceitos constitucionais de intervenção das Forças Armadas, como sejam as competências próprias da Polícia que a Marinha arroga.

A ASPPM lamenta que a recente publicação das Leis orgânicas do MDN e da Marinha não tenham concretizado uma clarificação das atribuições do ramo militar naval, e apela aos operadores políticos por uma tomada de posição consentânea com a Constituição da República, em abono do Estado de Direito Democrático.

A Direção Nacional